quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dutra e Vargas



Meninos e meninas .. Segue abaixo resumão igual eu prometi....


O Brasil depois de 1945

O retorno a Democracia
O fim da ditadura de Vargas propiciou a criação de novos partidos. Entre eles, o PSD (Partido Social Democrático), identificado com as velhas elites agrárias estaduais. Assim como a UDN (União Democrática Nacional), antigetulista, que combatia a intervenção do Estado na economia e nas relações entre patrões e empregados e defendia abertura da economia a investimentos estrangeiros. Também o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) identificava-se como nacionalista e o sindicalismo. No final de 1945, depois de 15 anos, os brasileiros voltaram a escolher o presidente do país. Essas eleições também definiram os parlamentares responsáveis pela Constituição de 1946.

A Constituição de 1946
Marcou o retorno da democracia à sociedade. A Nova Carta reconheceu vários direitos e liberdades individuais, a liberdade da manifestação de pensamento, liberdade de associação e amplas garantias de defesa ao acusado.
Estabeleceu a obrigatoriedade do voto para os maiores de 18 anos. O direito de greve foi reconhecido aos trabalhadores, com exceções das “atividades essenciais”.

O Governo Dutra
Após a eleição de Dutra a democracia começou a sofrer novas restrições: Brasil aliado dos EUA fechou o PCB e cassou os mandatos dos seus parlamentares. Em relação a economia , o governo liberou as importações, decisão desastrosa, já que a importação desenfreada acabou com as reservas de moeda estrangeira durante a guerra.

O liberalismo econômico do início do governo foi substituído por uma postura mais intervencionista do Estado na economia, porém já tarde.

O segundo governo Vargas
Nas eleições de 1950, Vargas ganha novamente, voltando pela segunda vez a Presidência da República.
Conseguiu contornar alguns graves problemas econômicos do país. Porém nos anos seguintes, esses avanços econômicos sofreram certa redução em virtude dos EUA diminuírem os recursos para investimentos no Brasil. Porém Vargas propôs uma modernização econômica, com crescimento industrial de caráter nacionalista.
• Política de desenvolvimento Industrial
Em 1952 foi criado o BNDS, com objetivo de diversificar a produção industrial. No ano seguinte criou a Petrobras (empresa estatal que tinha o monopólio da exploração do petróleo brasileiro). Naquele período acreditava-se que o desenvolvimento industrial, e a defesa de riquezas nacionais, levariam ao desenvolvimento.

O fim do governo Vargas
O principal representante da oposição ao governo Vargas era o jornalista Carlos Lacerda, ligado a UDN. Nas colunas do jornal Tribuna da Imprensa o jornalista promovia intensa campanha contra o presidente. O não alinhamento com os EUA estava mais ligado a estratégias de proteção da indústria do que a discordâncias ideologicas. O chefe da guarda pessoal de Getúlio foi acusado de atentado a vida do jornalista, causando muitos problemas para Vargas. Em 24 de Agosto de1954, no palácio do Catete deu um tiro no peito, redigindo uma carta testamento em que acusava os grupos estrangeiros, aliados aos inimigos internos de sua morte.



A constituição de 1946
Liberdades e garantias individuais:
• Liberdade de expressão
• Liberdade religiosa
• Igualdade de todos perante a lei
Trabalho:
• Direito de greve
• Vetado o trabalho noturno para menores de 18 anos
• Instituído o salário mínimo
Educação:
• Ensino primário obrigatório e gratuito para todos
• Ensino posterior ao primário gratuito se provada necessidade



Deixar a vida para entrar na história.
“Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. (...)
Tenho lutado mês a mês, dia-a-dia, hora a hora, resistindo à pressão constante. (...) E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória (...)
(...) eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”

Trechos da Carta testamento de Getúlio Vargas, 24 de agosto de 1954

Bom estudo .. Sucesso..


Link: http://www.4shared.com/account/dir/nQ4tPnty/_online.html?&rnd=71#dir=136063322


Usuário: blz-ita@hotmail.com
Senha: professandohistoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário