quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Brasil - Cinquenta anos em cinco


Queridões - Alunos do 9 ano

Segue abaixo o resumo da matéria (Juscelino Kubitschek - 1956 a 1960 e Jânio Quadros)


Aula expositivo participativa - Então trazer cada um uma vassoura. É isso mesmo, não to doido não.


Cinquenta anos em cinco
O Ex-Governador de Minas Gerais é lançado para presidência, baseou sua campanha no objetivo de avançar no desenvolvimento econômico iniciado na era Vargas. O slogan de sua campanha era “cinquenta anos em cinco”. Ele pretendia modernizar o país e para isso esperava contar tanto com o dinheiro público como com o capital privado.
Desenvolvimento regional
Juscelino e Jango assumiram o poder em janeiro de 1956 com a ideia de modernizar o Brasil, daí o governo elaborou um Plano de Metas, um programa com 30 objetivos para os 5 anos subsequentes. Este programa visava investir principalmente em setores fundamentais para o desenvolvimento do país: energia, transporte, industrias de base, educação e alimentação. O objetivo número 31 era a construção de Brasília, a nova capital do Brasil.
O Brasil nessa época vivia um período de estabilidade politica, um clima de otimismo e de confiança no crescimento econômico. Foi então criada a SUDENE (Superintendência do desenvolvimento do Nordeste).
Investimentos Estrangeiros
No governo de Juscelino, o desenvolvimento não teve as mesmas preocupações nacionalistas e restritivas que caracterizavam a era Vargas. Inúmeras facilidades foram concedidas para a entrada do investimento estrangeiro: concessão de terrenos para instalar fábricas, redução de impostos, permissão para o envio de lucros ao exterior e autorização para importação de equipamentos industriais.
Crescimento Econômico
Juscelino acreditava que a instalação de empresas transnacionais no Brasil ajudaria o Brasil a crescer, uma visão própria do pensamento nacional-desenvolvimentista da época. De 1956 a 1960 a industrialização avançou principalmente no Sudeste, principalmente em principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Hidrelétricas, rodovias e ferrovias foram construídas, para dar sustentação à produção e para o escoamento dos produtos. As regiões isoladas do Brasil passaram a se interligar. A industrialização do ABC paulista, onde inúmeras multinacionais automobilísticas foram instaladas, é um exemplo do desenvolvimento da época.
Brasília
Em 1960 o presidente inaugurou Brasília, e levou a nova capital federal para o centro-oeste. A cidade planejada foi idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa, e construída pelos migrantes nordestinos – os candangos.
Os gastos para sustentar a construção de Brasília e a industrialização acelerada foram muito grandes e resultaram no aumento da dívida externa do país.
Jânio Quadros
O centro da campanha de Jânio foi o combate à corrupção. Associada a ideia de limpeza politica, a vassoura se tornou o símbolo da carreira politica de Jânio Quadros.
Após extraordinária vitória eleitoral, Jânio, apoiado pela UDN, tomou posse da presidência em janeiro de 1961. Como presidente Jânio tomou medias extravagantes nos assuntos internos, mas também teve iniciativas conservadoras na economia e procurou manter certa independência na política externa.
• Politica Interna – Proibiu o uso de biquínis e o uso de maiôs cavados nos desfiles de misses. Proibiu a briga de galo e o uso de lança perfume nos bailes de carnaval.
• Política Externa – Procurou manter-se independente da influência das superpotências. Condecorou Che Guevara, restabeleceu relações diplomáticas com a URSS e abriu relações comerciais com a república Popular da China.
• Condução da Economia – Diminuiu o subsidio com a importação do trigo e do Petróleo, para diminuir gastos públicos, como resultado logo no início de seu governo, o preço do pão e dos combustíveis aumentaram em 100%.
O governo de Jânio desagradava tanto a direita quanto a esquerda, já que por um lado ele tomava atitudes liberais como o corte de gastos públicos e por outro ameaçava criar uma lei que controlaria a remessa de lucros para o exterior e queria realizar uma reforma agrária.
Sendo o Congresso nessa época controlado pela união PTB-PSD, Jânio não conseguia aprovar suas ideias.
Jânio então articula uma maneira de se firmar no poder e não depender dos partidos, mas o tiro sai pela culatra e em 25 de agosto de 1961 renuncia.





Plano de Metas
Investimento Público e Privado modernização do Brasil
Indústria – Aço, Cimento, Automóveis, Têxtil, Eletrodomésticos.
Energia – Hidrelétricas e Petróleo
Transporte – Rodovias, Portos e Ferrovias


Sucesso a todos ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário